ENCONTRO OPERACIONAL

Base Aérea de Santa Maria sedia Reunião de Asas Rotativas 2023

O objetivo do evento foi promover interação entre tripulantes e proporcionar troca de experiências e conhecimento
Publicada em: 22/09/2023 14:04
Imprimir
Fonte: BASM, por Sargento Tiarlen
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) sediou, nos dias 17 e 18/09, a Reunião da Aviação de Asas Rotativas (RAAR) de 2023. O evento contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e cerca de 120 militares de esquadrões de helicópteros de todo o País. O objetivo do evento foi promover interação entre os militares, proporcionar troca de experiências e conhecimento, com vistas ao aprimoramento operacional dos pilotos e tripulantes da FAB.

A solenidade militar de encerramento da RAAR 2023 foi presidida pelo Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, acompanhado do Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de convidados.

Em seu pronunciamento, o Comandante de Preparo destacou a atuação fundamental dos militares das Asas Rotativas no apoio aos desastres naturais ocorridos no Rio Grande do Sul recentemente. “Nesse cenário, os tripulantes do Quinto Esquadrão do Oitavo do Grupo de Aviação (5º/8º GAV) - Esquadrão Pantera, prontamente, realizaram a exfiltração das vítimas desse fenômeno. Como visto em outras oportunidades, os senhores tripulantes desta aguerrida Aviação mostraram seu valor e merecem todo o reconhecimento. Fatos como esses retratam o motivo do treinamento diário de cada um aqui presente nesta Reunião”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

Na ocasião, o Comandante de Preparo concedeu a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura aos Comandantes das Unidades Aéreas: Tenente-Coronel Aviador Leonardo Bezerra Salim, do Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) - Esquadrão Poti;  Tenente-Coronel Aviador Éverson Lousano Galvão, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) - Esquadrão Gavião; Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) - Esquadrão Harpia; e Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Alonso Fortes, do Esquadrão Pantera.

A BASM destaca-se por utilizar, por meio do Esquadrão Pantera, o H-60L Black Hawk, considerado um dos melhores helicópteros em sua categoria na atuação das Forças Armadas de dezenas de países além do Brasil. O Black Hawk desempenha um papel importante nas operações militares, principalmente em missões de transporte, evacuação aeromédica e apoio logístico. Sua presença na frota de helicópteros do Brasil contribui para a capacidade operacional das Forças Armadas e auxilia em amplos cenários de missão.

Fotos: Sargento Kassiel / BASM

imagens/original/46269/IMG_0576.JPG
imagens/original/46269/IMG_0890.JPG
imagens/original/46269/IMG_1348.JPG
imagens/original/46269/IMG_1419.JPG
imagens/original/46269/IMG_1427.JPG
imagens/original/46269/IMG_1601.JPG
imagens/original/46269/IMG_1669.JPG